Professora, a senhora curte Racionais?

A resposta é sim, eu conheço Racionais, e eles não podem faltar nas aulas. Ouço Racionais Mcs desde os 10 anos, 1988, quando mudei pro Grajaú, conheci primeiro "Ei, boy" e Pânico na Zona Sul. 

Utilizo várias músicas em minhas aulas, vários ritmos, entre elas sempre estão Racionais Mcs. Letras que são verdadeira análises sociais, além de ter um som pesado, rap de primeira, pra quem gosta, como eu. Me empolgo, canto junto, os alunos "piram" (rs.). Até montagem comigo e Mano Brown já fizeram, mostrando como isso fico marcado pra eles.


Daria destaque para algumas que quem não conhece deve conhecer: Homem na Estrada, Periferia é Periferia, Fim de Semana no Parque, Tempos Difíceis, Fórmula Mágica da Paz,  Rapaz Comum, Diário de um Detendo, Capítulo 4, Versículo 3, Negro Drama e outras mais.

Várias delas dariam um filme, sem dúvida! A universalidade de algumas letras impressionam.

Acompanhei mudanças ao longo do tempo, principalmente no que diz respeito a "fé", assim como aconteceu com toda a periferia. Vi o Brown cantar "o Candomblé pra se tomar a benção", e deixar de cantar "agradeço a deus e aos orixás", mudando para apenas "agradeço a deus" em versões ao vivo, e também mudar "mais uma vez o emissário, NÃO incluiu Capão Redondo em seu itinerário", para " incluiu". 

Sem dúvida, Racionais Mcs, Mano Brown, colocaram na pauta o racismo, o genocídio da Juventude Negra, as condições de vida das periferias, a falta de perspectivas, a cadeia, a vida de ex-detentos, a "molecada sem futuro (...) que só vão na escola pra comer, apenas nada mais, como é vão aprender" em trecho de "Homem na Estrada".

Nessa entrevista, aos 42 anos (não sou apenas eu que envelheço...rs) Brown demonstra que tem consciência do que está acontecendo na periferia, das ideologias, e reafirma seu respeito pelas religiões afro-brasileiras, faz análises e mostra porque se tornou uma liderança a partir de sua música. Ele diz que pegaria em armas se for preciso, pois não é melhor que ninguém. 

Recomendo a leitura. Como digo pra molecada, curtir Racionais é sobretudo entender o que eles cantam!


Acesse AQUI a entrevista de Mano Brown na Revista Fórum, boa leitura!

Postagens mais visitadas