Novembro Negro na aula de Informática Educativa!

Este semestre estou trabalhando com os 8°s anos redes sociais e internet. Iniciamos com os princípios de montagem de Blog, passando pelo Twitter como ferramenta de sintetizar ideias e fazer debates e este mês vamos falar de YouTube, e o foco hoje foram os Youtubers Negros.

Sequência didática:

  1. Contexto: Iniciei a aula levantando com a turma quem segue Canais no Youtube, na sequencia perguntei quantos desses Canais os Youtubers são negros ou negras. Relacionei a pergunta com a data de 20 de Novembro e também com o filme exibido meses atrás no Cine Clube, Uma História de Amor e Fúria.
  2.  Em seguida comuniquei teríamos dois momentos: a) assistir dois vídeos juntos e b) e leitura e pesquisa.
  3. Os vídeos foram previamente selecionados, baixados e colocados na pasta compartilhada. O primeiro sobre a tag #EuSou criada pelo Youtube para o evento YouTubers Black Brasil. O segundo vídeo, um bate-papo de um dos mais antigos youtubers, o PC Siqueira, com a youtuber Nátaly Neri, do canal Afros e Afins. (links abaixo).
  4. Após o vídeo uma rápida roda de conversa (porque a aula tem 45 minutos) contextualizando os motivos de exibir o vídeo: fomentar o interesse por conhecer e pesquisar mais sobre youtubers negros e negras brasileiros, e entender que os racismo é o motivo que os leva a não conhecer esses Youtubers.
  5. No segundo momento enviei um link de uma reportagem que falava sobre 30 Youtubers Negros que fizeram um debate sobre racismo em seus canais, e solicitei que depois da leitura pesquisassem no YouTube os canais citados.

Postagens mais visitadas