Pular para o conteúdo principal

Informática Educativa

Aqui tenho uma breve apresentação do projeto


Produzindo Vídeo Clipes:

Com as 8ªs séries este ano vamos iniciar pela produção de vídeo clipes.

  • Num primeiro momento vamos conversar sobre os clipes que assistem e os que gostariam de fazer. Mostrarei alguns exemplos de vídeo clipes, inovações, alguns que ficaram muito famosos por serem produções cinematográficas. 
  • Perguntar aos alunos gêneros musicais que costumam ouvir, ver alguns clipes juntos com eles.
  • Depois, e duplas ou individualmente, oa alunos deverão escolher como irão trabalhar.
  • Utilizaremos um modelo de roteiro de vídeo clipe, do curso Nas Ondas do Vídeo, e devagar vamos sugerindo e dando dicas de como podem fazer esse vídeo clipe.


Dezembro.

Nas ondas do Vídeo. 

Preciso comentar que foi excelente o curso Nas Ondas do Vídeo. As palestras, material  e planejamento. Nosso curta ficou muito bom! E aprendi muitas coisas desse mundo audiovisual. Agradecimento aos professores: Raquel Foresti, Márcia Dias e Bruno.

Agosto, 05

Compreendendo o Think Quest.

Gostei muito da palestra do Cesar Nunes, ele mostrou de forma simples como utilizar a plataforma para ampliarmos as possibilidades nos laboratórios de informática.
Penso que será bem importante a formação também para os demais colegas, pois fiquei pensando em várias atividades que eu proporia nas minhas aulas de Geo.
Isso é um processo que pode levar mais tempo para uns que para outros, de acordo com as realidades que vivemos nas escolas.
Uma coisa é fato: os alunos aprenderão bem mais rápido a utilizar a plataforma do que pensamos. E nós como mediadores deveremos retirar o caráter individualista das redes sociais em que cada um posta mais para si do que para compartir (e não são só os adolescentes!).
Tudo é aprendizado e foi muito bom.



Julho, 29
Quadrinhos são muito legais, então que tal uma Oficina?

Consegui sistematizar uma pequena atividade no ThinkQuest. Minha maior preocupação era com a clareza das informações para que os alunos possam compreender com certa autonomia. Assim, formulei roteiros que eles utilizarão em cada uma das aulas propostas. Fiz e refiz várias vezes e de várias maneiras e acredito que assim ficou bom. Coloquei links e dowloads que vão auxiliá-los, e propostas o tempo inteiro de interação com os demais colegas. Tentei sites de criação de quadrinhos online, mas a maioria está em inglês, oque dificultaria o trabalho neste momento.



Junho, 17

Estou às voltas com o ThinkQuest, uma plataforma interativa, que será utilizada para a realização das aulas no laboratório de informática. Uma ótima proposta de organização e sistematização do nosso trabalho. Compartilharei aqui no blog as experiências com a plataforma.


Maio, 31
Hoje tivemos a colaboração do professor Cristian, que trouxe aos nossos alunos uma oficina de fotografia. A roda de conversa foi bem afiada, e a turma estava muito interessada no trabalho e na refelxão proposta. Depois os alunos foram convidados a tirar fotos da escola partindo do que foi aprendido na oficina.
 


Março, 22

Retomamos o Projeto "O Grito do Glicério", um projeto de Educomunicação, que envolve o Programa Aluno Monitor, e o Programa Nas Ondas do Rádio. A semana foi bem tumultuada, mas gostei muito da roda de conversa, em que cada um pode reconhecer o que precisa para ser uma aluno mais aplicado e as necessidades de melhorar nossa escola. Este ano trabalharemos bastante com a parte formativa, por acreditarmos que este é o legado que deixaremos pra eles. E dividimos bem as tarefas entre os professores Joab Couto e Márcia Dias. Organizamos os dias da semana e as frentes de trabalho, deixando um dia para planejamento. Trabalharemos com Blog, Jornal Mural, Rádio, Orientações de Estudo e Audiovisual. Tenho certeza de que será um bom ano.

Postagens mais visitadas deste blog

Novembro Negro na aula de Informática Educativa!

Este semestre estou trabalhando com os 8°s anos redes sociais e internet. Iniciamos com os princípios de montagem de Blog, passando pelo Twitter como ferramenta de sintetizar ideias e fazer debates e este mês vamos falar de YouTube, e o foco hoje foram os Youtubers Negros.

Sequência didática:

Contexto: Iniciei a aula levantando com a turma quem segue Canais no Youtube, na sequencia perguntei quantos desses Canais os Youtubers são negros ou negras. Relacionei a pergunta com a data de 20 de Novembro e também com o filme exibido meses atrás no Cine Clube, Uma História de Amor e Fúria. Em seguida comuniquei teríamos dois momentos: a) assistir dois vídeos juntos e b) e leitura e pesquisa.Os vídeos foram previamente selecionados, baixados e colocados na pasta compartilhada. O primeiro sobre a tag #EuSou criada pelo Youtube para o evento YouTubers Black Brasil. O segundo vídeo, um bate-papo de um dos mais antigos youtubers, o PC Siqueira, com a youtuber Nátaly Neri, do canal Afros e Afins. (l…

Movimentos Culturais de Juventude - Cultura Jovem

Esse é um recorte do primeiro capítulo do livro Movimentos Culturais de Juventude. Este trabalho é resultado da discussão do livro e da apresentação dos seminários.  Dá trabalho, mas é bem bacana fazer.

Vamos dar nome aos "Bullying"? Ops, quero dizer: aos bois!

Inúmeras questões me causam incômodos e inquietações na educação, entre elas, o termo "bullying", utilizado com frequência para explicar todos os conflitos vivenciados na escola.  

A sociedade capitalista se construiu e constituiu culturalmente sob vários tipos de preconceitos e violência: racismo, machismo, homofobia, xenofobia, discriminações das mais variadas por conta dos estereótipos e comportamentos padrões. Nadamos contra a maré dos nossos corpos e mentes para sermos socialmente aceitos. Além disso, a violência doméstica cometida contra crianças e adolescentes, com o consenso da sociedade que diz que  "um tapinha não dói", "que não era pra espancar", que "uma surra dada na hora certa educa de forma necessária e eficaz", acaba por naturalizar e, complementar esse quadro lastimável de uma cultura de preconceitos e violência.
 O ambiente escolar, por sua vez, com seus prédios quadrados e salas lotadas, é um lugar que aglomera pes…